domingo, 6 de junho de 2010

Das Férias


No final do ano passado, já depois do Natal, o chefinho lá no burgo virou-se para mim e disse:


- P. Gira há que marcar férias, tens 12 dias para gozar até ao início de Março.

Ao que eu respondi:

-O.K. estou mesmo a precisar de uns dias de descanso. Mostra lá o mapa para ver o que me agrada, há uma semana em Janeiro que até me dá jeito.

- Pois Janeiro não dá, está completo. Ah! E acho que a primeira semana de Fevereiro também está completa…

- Sim, só a partir da segunda semana de Fevereiro é que consigo encaixar novas férias.

- Então marca-me os 12 dias a partir dessa data.

- Só te posso marcar 10 dias seguidos.

- Marca os 10 , que logo vejo como marcar os outros 2 que faltam.

- Ah! É verdade se gozares 10 dias agora, depois este ano já não vais poder gozar mais um período de 10 dias seguidos.

- Assim, tenho muito pouco por onde escolher. Marca então 5 dias de cada vez e fico a trabalhar uma semana pelo meio. Os outros 2 dias marca para 3 dias depois de eu voltar da segunda semana de férias e não se fala mais disso.

- O.K. está marcado. Mas não te esqueças de enviar e-mail com o pedido de marcação para enviar à coordenação para a provação.

- Mas esta conversa toda e ainda não me consegues garantir que vão ser aprovadas?!?!?

- Pois…

Destes 12 dias só foram aprovados 7, sendo que fiquei a saber que uma semana não dava mesmo na 6ª feira antes de sair do trabalho.



No final de Abril, agora a chefinha vem com a mesma conversa, dias para marcar é que são quase o dobro e prazo para gozar até início de Outubro.

Quando vejo mapa de férias rio-me. Não há muito por onde escolher. Mas chefinha pergunta qual a minha preferência.

- A única preferência que tenho é a semana depois dos feriados de Junho, tenho convite para a Croácia.

- Ah! Esta semana pode ser, está livre.

- Mas quero marcar 6 dias para não acontecer como da última vez que supostamente só iria estar a trabalhar até 6ª feira, mas afinal tive que trabalhar no fim-de-semana e até á 1h da manhã.

- Então. estão marcados 6 dias, agora envia e-mail para aprovação da coordenação.

- E desta vez a resposta da coordenação vai voltar a vir só na véspera do período de férias como da última vez.

- Pois não sei, não te consigo garantir, já deu para ver que ritmo de trabalho este ano está um pouco esquizofrénico, ora está tudo controlado, ora é o descontrolo total.

- É melhor que se decidam que tenho que marcar viagem com antecedência e tenho outras pessoas a contar comigo.

- O.K. a ver o que consigo fazer.



A meio de Maio nova abordagem da chefinha sobre férias:

- P. Gira, olha afinal não vai dar para teres férias na semana que pediste. Tivemos que alterar a marcação de toda a gente. Como já sabes temos duas pessoas de baixa psicológica.

- Vá-se lá saber porquê? Aqui ninguém consegue ter vida própria ou combinar qualquer coisa com mais de 15 dias de antecedência.

- Não seja assim...

- Assim como? Só estou a constatar um facto. Horários, folgas e não-férias malucos é natural que provoque desgaste psicológico. Mas pronto, voltando ao que interessa que tenho que trabalhar não podendo tirar férias quando quero, qual é o resultado da vossa brincadeira com as férias?

- Bom. Vais ter de marcar 10 dias de férias, sendo que calham nas duas últimas semanas de Junho e início de Julho.

- Eh pá! Não me lixem. Para além de não conseguir ter férias na data que tinha coisas combinadas, ainda vou ter que tirar 2 semanas?!?!? Estão a gozar com a minha cara não estão?

- Tivemos de mudar as marcações de toda a gente…



No final da semana passada, após 8 dias de trabalho nonstop, novamente, assunto férias pela boca do chefinho:

- P. Gira estou aqui a fazer os horários para daqui a 15 dias, estás nas escalas como estando de férias, mas não sei se vai ser aprovado.

- O quê que foi desta vez?

- Temos mais uma baixa.

- Quem é que entrou em curto circuito agora?

- Curto circuito?

- Sim, quem é que agora meteu Baixa?

- Ah isso! Ninguém. É o X que vai-se embora, arranjou outra coisa.

- Mas porque será que estas coisas só acontecem comigo?

- ...

2 comentários:

  1. Não é só contigo. Lá na empresa as férias são marcadas no início do ano, tudo certinho, tudo combinado com a aprovação de todos (já que temos de ir todos ao mesmo tempo e a empresa tem de fechar), e depois, apenas por BIRRA do patronato, as férias são canceladas tipo com... 3 ou 4 dias de antecedência. É um espectáculo! Nunca podemos fazer grandes planos...

    ResponderEliminar
  2. Ana,

    Já não sei se estas coisas acontecem por birra ou por falta de brio profissional. Mas cada vez mais inclino-me para a segunda opção, já que este problema só ocorre com as férias do povinho, as dos chefes estão sempre bem confirmadas e atempadamente.

    E sei que vai chegar 6ª-feira, no final do dia de trabalho, e ainda não me sabem dizer nada das férias. É aquilo que se tem...

    ResponderEliminar