quarta-feira, 4 de julho de 2012

Julho

Estamos na época do ano que eu tanto gosto. A pré silly season. A qual, com os seus dias longos, convida a descontraídos sunsets que podem começar, e até mesmo terminar, muito antes, durante ou mesmo depois do sol se pôr. Assim como, traduzir-se:


- numa ida à praia, para tórridos banhos de sol entre a sombra do el sombrero e a refrescante beira mar;

- numa escapadela prolongada a uma esplanada em frente ao rio ou sobre uma das colinas da cidade, para apreciar as vistas;

- num passeio sem hora marcada por um caminho que pode não estar definido, para gastar energias;

- num preguiçoso deixar-me estar em casa, envolta na calorosa claridade que a invade, a fazer rigorosamente nada, para reequilibrar o espírito;

- num singelo piquenicar de final de tarde ou num robusto petiscar all night long, saboreando uns tradicionais tremoços, enchidos e pica-pau, uns afamados caracóis e caracoletas ou uns excêntricos camarões ao alho e ameijoas à bulhão pato, para alimentar o físico.


Sendo que, por estes dias, nunca pode faltar a boa companhia. Daqueles grandes amigos que nunca esqueço, daquela música que me faz vibrar, daquele livro que não consigo largar ou daquele silêncio introspectivo com o qual gosto de estar quando o encontro é apenas comigo. Tal como aconteceu há dias quando este texto foi escrito.

Bem vindo mês de Julho!

4 comentários:

  1. Eu também tenho aproveitado para isso embora não tenha tido muito tempo para alguns desses ingredientes como o livro e a introspecção que tanto necessito. Julgo que para tais actividades, tenho que ir sozinho e o fiz durante muito tempo, mas deve ser impressão minha mas as praias estão cada vez mais repletas, mesmo aquelas que dantes eram conhecidas como praias isoladas. Demasiado barulho, muitos bares e um exército de putos por todos os lados.
    Falo das praias da Costa, as que costumo ir.

    Mas que venha Julho... eu também estou a gostar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano, já gozei as minhas férias de Verão (que são quase sempre no final da Primavera, para evitar o stress das enchentes) e por incrível que pareça, nos 20 dias que passaram, em que calcorreei muita praia, não pus um pé nas da Costa (que é a minha zona de eleição por estes lados). Mas também já ouvi dizer isso, das praias "desertas" por lá andarem a rebentar. O que a meu ver é uma pena.

      A ver vamos se esta corrida à Costa vai acalmando com o passar dos dias deste Verão que ainda agora começou, porque os meus próximos dias de sopas e descanso ainda vêm longe e como ainda quero fazer muita praia, aproveitando folgas (que são sempre curtas), a Costa é que fica mais perto e tem o essencial para me fazer um dia ou dois parecerem uma semana de descanso (desde que não estejam de maré cheia de gente :p).

      Eliminar
  2. Espero que tenhas sorte. Ainda ontem estive por lá e a enchente continua. Espero que tires férias para Setembro (3a ou 4a semana) só aí é que a coisa estará mais calma :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menino inteligente!!! :p

      Por norma é nessa altura que volto a tirar férias de Verão e a praia está excelente. Em anos anteriores já cheguei a fazer dias seguidos de praia em que os seus frequentadores eram sempre os mesmo e a ocupavam sempre o mesmo spot, antes do final do terceiro dia já havia ambiente de amena cavaqueira entre os poucos que por lá estávamos e já nos despedíamos com um "à mesma hora, no mesmo sítio, amanhã?".

      Também te posso dizer que início de Outubro também dá uns bons dias de praia por lá.

      Eliminar